O cartão-transporte confeccionado pela Urbs e aceito em todas as linhas de ônibus circulantes em Curitiba e Região Metropolitana está com os dias contados para os usuários das linhas metropolitanas. A partir do dia 5 de agosto, um novo sistema de bilhetagem eletrônica (Metrocard) será implementado na RMC e deve substituir tanto o vale-transporte de papel quanto o cartão hoje válido para o transporte coletivo municipal e metropolitano integrado. Como o sistema de transporte urbano de Curitiba foi desintegrado da rede metropolitana, quem utiliza ônibus das duas redes, terá de carregar dois cartões diferentes.

A mudança da bilhetagem eletrônica vai afetar 11 municípios da RMC (Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Araucária, Contenda, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais) e 137 linhas integradas.

Vale lembrar que as linhas metropolitanas não integradas já utilizam o Metrocard, porém, esse cartão antigo será aceito apenas nas linhas em que já opera, ou seja, usuários que utilizam ônibus da rede metropolitana integrada e da rede metropolitana não integrada também terão de carregar dois cartões diferentes. Pagamento em dinheiro continuará sendo aceito em todas as linhas.

A implantação do novo sistema cabe às operadoras do transporte público da RMC, que constituíram a Metrocard, associação representante das 17 empresas envolvidas na operação do sistema. Segundo a Metrocard, a nova bilhetagem eletrônica será custeada pelas concessionárias e não terá impacto sobre a planilha de custos da tarifa.

Vales de papel
Hoje, quem utiliza a rede metropolitana integrada de transporte coletivo paga pela viagem com o cartão-transporte da Urbs ou com o vale de papel. A comercialização do VT de papel será encerrada até o dia 6 de agosto. Mas, ao contrário do cartão da Urbs, cuja validade expira no início de agosto, os “passes” serão aceitos até o fim do ano (31 de dezembro). Vale lembrar que, após o período de transição, os vales de papel não poderão ser trocados por dinheiro.

E o cartão da Urbs?
Usuários que utilizam o sistema metropolitano com passagens compradas no cartão da Urbs não perderão os créditos. Os valores ainda poderão ser usados em estações, terminais e ônibus de Curitiba. De acordo com a Urbs, os créditos manterão o valor do dia da compra por cinco anos – isso significa que quando o cartão é passado no validador, é descontado o valor da passagem vigente no dia da compra e não o valor reajustado.

Informação
De acordo com a Metrocard, responsável pela operacionalização da bilhetagem eletrônica, entre as novidades que o novo sistema trará está a possibilidade de os passageiros acompanharem, em tempo real, a localização dos veículos, pontos de embarque e previsão de chegada do próximo ônibus. Todas essas informações serão disponibilizadas via aplicativo para celular que deverá ser lançado mais para frente.

Segurança
Em caso de roubo ou extravio do cartão, o usuário não perde os créditos. Basta solicitar o bloqueio do cartão para que o sistema recupere os créditos não utilizados. Passageiros beneficiários de gratuidades contarão com um sistema de biometria facial, para que se verifique se o cartão pertence mesmo ao usuário portador (apenas esses usuários terão de passar pela biometria).

Com que cartão eu vou?
Para saber qual cartão deverá ser usado, o usuário deve observar a identificação dos ônibus do sistema de transporte urbano de Curitiba, que não terá nenhuma alteração, ou nos veículos da rede metropolitana, que só aceitarão o Metrocard:

>> Ônibus do transporte metropolitano possuem um “M” estampado na lateral do veículo. Esses ônibus aceitam apenas o cartão Metrocard.

>> Ônibus do transporte urbano podem ser identificados pelo nome dos consórcios – Pontual, Transbus e Pioneiro. Nesses, o usuário deve utilizar o cartão da Urbs.

A regra muda quando o usuário pega o ônibus em terminais. Para embarques em municípios da RMC, só vale o cartão Metrocard. Mas, se o embarque for em terminais de Curitiba, mesmo para utilizar uma linha metropolitana, os dois cartões podem ser usados. O mesmo vale para estações tubo localizadas na capital e pelas quais passam ônibus dos sistemas urbano e metropolitano.

Exceções

Sete estações tubo instaladas em Curitiba são de uso exclusivo do sistema metropolitano – ou seja, aceitarão apenas o cartão Metrocard:

Biarticulado Pinhais/Praça Rui Barbosa
Estações tubo Pinhais (na Praça Rui Barbosa) e Paulo Kissula, Vila Nova e Pastor Manoel Virgílio de Souza, no sentido bairro.

Ligeirinho Fazenda Rio Grande
Estações: antiga estação PUC e estação na Rua Lourenço Pinto.

Ligeirinho Tamandaré/Centro Cívico
Estação Praça 19 de Dezembro.

Cadastro e créditos
A partir dessa semana (o dia ainda não foi definido), será liberado o acesso para cadastramento e adesão de empresas e funcionários. A partir do dia 06 de agosto, todos os usuários poderão emitir o novo cartão e adquirir créditos.

Cadastro, emissão de cartão e compra de créditos serão realizados na Central de Atendimento da Metrocard (Rua Benjamin Constant, 148, Centro), nos terminais autorizados (Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Terminal Maracanã, Terminal de Pinhais e São José dos Pinhais) ou pelo site www.cartaometrocard.com.br

Pessoas jurídicas farão o carregamento via internet, no site da associação.

Fonte: Gazeta do Povo