A Comissão Especial sobre o Enfrentamento ao Homicídio de Jovens (PL 2438/15) ouve nesta terça-feira (10) o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

“A Universidade Zumbi dos Palmares é hoje a primeira e única instituição de ensino superior do Brasil e da América Latina a formar negros para ocupar funções de dirigentes e formadores de opinião, aptos a ocupar, num futuro próximo, posições destacadas nos quadros do governo e das empresas privadas”, afirma o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que pediu a realização desse debate.

CPI

A proposta em análise na comissão especial foi apresentada pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investigou casos de violência contra jovens negros e pobres no Brasil.

No ano passado, a CPI concluiu que essa parcela da população vem sendo vítima de uma espécie de “genocídio simbólico”.

“[O projeto] tem objetivo de aperfeiçoar o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens e criar uma pactuação federativa para o enfrentamento desta que é uma guerra não declarada contra a população brasileira jovem e em especial negra”, explica Orlando Silva.

Estatísticas e fatos apurados pela CPI ao longo de quatro meses colocam o homicídio como a principal causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos e definem o perfil predominante das vítimas: negros do sexo masculino, com baixa escolaridade e moradores das periferias.

A audiência com o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares será realizada a partir das 14h30, no plenário 7.

Fonte: Agência Câmara