IMG_7671 - CopiaNo último sábado (24), a segunda turma do Curso de Formação Sindical – Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) encerrou o primeiro módulo. A capacitação é promovida pelo Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) em parceria com a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR).

Ao todo, cerca de 35 dirigentes sindicais e delegados de base participaram dessa segunda turma, e outros 43 já tinham se formado na primeira turma do curso.

Com o conhecimento da história da luta de classes no país, dos movimentos sindicais e da formação da resistência, os dirigentes tiveram o suporte teórico para compreender as relações políticas de hoje, os problemas do sistema do capital e seus impactos na vida dos trabalhadores.

“Essa fase foi muito esclarecedora, aprendemos sobre a história da classe trabalhadora desde o descobrimento do Brasil, vimos como surgiu e como estão as coisas até os dias de hoje. Isso nos incentiva a lutar mais, porque conhecendo o passado conseguimos viver o presente e tentar modificar o necessário para o futuro”, afirma o delegado representante do Sindicato na empresa Viação Cidade Sorriso e apontador de manutenção, Joel Tadeu Ferreira da Luz.

“A importância do curso para nós é trazer um conhecimento maior para podermos levar para nossos companheiros nas empresas. Com o curso, temos mais conhecimento em termos legais e sabemos explicar as coisas do Sindicato no nosso local trabalho”, frisa o delegado representante na Auto Viação Redentor e instrutor de tráfego, Juarez Júnior Silva Gonçalves.

Para a diretoria do Sindeesmat, é fundamental que os dirigentes estejam bem esclarecidos para fortalecer o movimento com a base. “São eles que têm contato direto com os trabalhadores e são indagados sobre leis, sistemas do sindicato, direitos. Então estamos munindo nossos dirigentes para saber responder não só aos nossos filiados, mas a todos os trabalhadores”, destaca o vice-presidente do Sindeesmat, José Luiz Kogeraski.

Com o encerramento dessa fase, os dirigentes passarão agora pelo segundo módulo, que tratará sobre o novo sindicalismo e a fundação da CUT, seus princípios e a luta dos dirigentes por uma nova estrutura sindical.

Em 21 e 28 de novembro serão ministradas as aulas para a primeira turma, e em 5 e 12 de dezembro será a vez da segunda turma.