IMG_7553 (1024x675)Preocupado com a segurança dos trabalhadores e em acompanhar as ações da empresa na proteção de seus funcionários, em 23 de outubro, o Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) participou do encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) na Viação Cidade Sorriso.

Após uma semana de palestras, conversas e orientações sobre procedimentos de segurança na empresa e no dia a dia, os trabalhadores encerraram a Semana participando de uma peça teatral, que trouxe de forma didática os conhecimentos passados durante a Sipat.

A peça Corra que o Acidente Vem Aí, da companhia Essencial, apresentou aos trabalhadores a importância do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de cumprir os procedimentos de segurança nas atividades laborais.

“Tivemos palestras sobre estresse, sobre acidentes de trajeto – ministrada por instrutores de autoescola –, qualidade de vida, cuidados com a saúde e segurança. Queremos mostrar para o trabalhador que nos preocupamos com eles não só no horário de expediente, mas também fora”, afirma o técnico de segurança no trabalho líder, José Pedro Fernandes.

Além de acompanhar de perto as atividades da Sipat, o Sindeesmat também contribuiu com a doação de brindes para um sorteio feito entre os trabalhadores que participaram da semana de prevenção.

Para a diretoria do Sindicato, é fundamental que as empresas fiquem atentas ao cumprimento da legislação trabalhista e envolvam efetivamente seus funcionários nos processos educativos.

“Não basta as empresas fornecerem os equipamentos de segurança, elas precisam também orientar os trabalhadores para garantir melhores condições de trabalho e mais segurança em seus procedimentos. O Sindicato está junto do trabalhador para cobrar que seus direitos sejam garantidos”, afirma o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.