O conceito de trabalho decente foi o tema principal da 2ª Conferência Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) e Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (Cmert).

O Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) somou-se a mais 168 delegados – representantes de trabalhadores, empresários e do poder público – que discutiram propostas de políticas públicas para o trabalho e o emprego no município.

Na abertura da conferência, que aconteceu em 14 de agosto, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, assinou o Memorando do Trabalho Decente, documento elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que contém diretrizes para o combate à precarização das condições de trabalho no município.

Após a solenidade de abertura da Conferência, o desembargador do Trabalho, Célio Horst Waldraff, apresentou a palestra “Reformas Trabalhistas e os Direitos Constitucionais”.

Já no dia 15, as discussões das propostas aconteceram em torno de quatro temas: emprego e juventude, saúde do trabalhador, qualificação, e diálogo social. Além disso, os delegados elegeram as entidades que irão compor o Cmert no próximo triênio.

A conferência teve caráter deliberativo e as propostas aprovadas irão nortear o trabalho da SMTE nos próximos três anos.