Na próxima quinta-feira (20), às 11 horas da manhã, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, o Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) integrará o ato em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva da direita, e por saídas populares para a crise. No mesmo dia, acontecerão manifestações em todo o Brasil.

O ato é organizado pelos movimentos sociais e pelas centrais sindicais que não concordam com os ajustes fiscais em detrimento dos direitos da classe trabalhadora, com o corte de investimentos em políticas sociais e aumento de juros.

A redução da jornada sem corte de trabalhadores, a valorização da previdência pública e a defesa do Pré-Sal são outros itens que também serão defendidos na manifestação.

Em uma conjuntura em que pautas conservadoras avançam no Congresso Nacional, como a terceirização, a redução da maioridade penal, e a contrarreforma política – com medidas como financiamento empresarial de campanha, restrição de participação em debates, criminalização dos movimentos sociais –, os trabalhadores precisam ir às ruas para defender a democracia e as reformas necessárias para o Brasil.

Se, em 16 de agosto, a elite e a parcela favorável à direita foram às ruas propor um golpe, no dia 20 é a vez de quem defende o fim das desigualdades.