shutterstock_162362546 - CopiaA Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para 2015 e 2016 foi acordada em junho entre o Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) e o sindicato patronal.

O instrumento é para os trabalhadores uma garantia legal do cumprimento das condições de trabalho e deve ser respeitada por para ambas as partes.

Ficou definido que, a partir de fevereiro de 2015, o piso salarial dos trabalhadores de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais representados pelo Sindeesmat recebam reajuste de 9%.

O piso salarial para porteiros e atendentes de transporte especial foi definido em R$ 1.120,64. O piso mínimo para os empregados representado pelo Sindeesmat – em jornada de oito horas diárias – ficou fixado em R$ 815,32.

Foi criada a função de higienizador de estação tubo, com o piso salarial de R$ 941,49, para o cumprimento de carga mensal de 220h.

Confira aqui a CCT completa.