tamanho-para-site-3-2Nesta quinta-feira (28), o Sindeesmat participou da assembleia geral ordinária de prestação de contas da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), referente ao ano fiscal de 2018. Também foram apresentadas as contas do Instituto São Cristóvão (ISC), entidade que proporciona cursos de capacitação para os rodoviários.

Durante a reunião deliberativa, os sindicatos filiados à Fetropar apreciaram o balanço comparado entre 2017 e o ano passado, e o parecer do conselho fiscal, que recomendou a aprovação das contas. A indicação foi referendada pelos presentes, que aprovaram os números por unanimidade.

O Sindeesmat foi representado na votação pelo delegado Silvio Francisco Barbosa e pelo presidente do sindicato, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

tamanho-para-site-1Tanto os números da Fetropar quanto do ISC — que é uma ferramenta importante para toda a categoria — expressaram os tempos difíceis atravessados pelas entidades sindicais por causa da Reforma Trabalhista.

Ambas as entidades estão trabalhando para enfrentar os ataques do Governo Federal aos sindicatos, que se intensificaram a partir de 2016 e se traduziram no ataque à contribuição sindical, oficializado pela Reforma Trabalhista no fim de 2017 e pela Medida Provisória 873.

“Alguns grupos têm tentado enfraquecer os sindicatos porque têm interesse em aprovar projetos que retiram direitos, como a Reforma da Previdência, e sabem que as entidades lutarão para que isso não aconteça. Mesmo com todos os desafios, o movimento sindical continua forte, defendendo os trabalhadores”, afirmou Agisberto.