376d8b80-4180-45ed-ad6e-e745da38d907 (1024x576)Com as mobilizações recentes feitas em defesa dos direitos da categoria, na última sexta-feira (4) o Sindicato dos Trabalhadores em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) participou de mais uma audiência no Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR).

O objeto principal tratado na reunião foi a garantia do pagamento do salário mensal dos trabalhadores até segunda-feira (7), quinto dia útil do mês, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Além da diretoria do Sindicato, estiveram presentes na audiência o procurador-chefe do MPT-PR, Glaucio Araújo de Oliveira, o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Maurício Gulin, e representantes da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e de algumas empresas responsáveis pelo transporte coletivo.

Ao fim da reunião, ficou acordado o cumprimento do pagamento do salário referente ao mês de novembro até as 23h59 de segunda-feira (7). A Urbs e o Setransp ainda se comprometeram perante o MPT-PR a efetivar tratamento igualitário para os trabalhadores de escritório, manutenção, motoristas e cobradores.

Para a advogada do Sindeesmat, Lucia Maria Beloni Correa Dias, a presença do Sindicato nas reuniões foi importante para o resultado positivo.

“Conseguimos chegar a uma expectativa de que seja cumprida a Convenção e a lei. Os trabalhadores estão bem representados pela entidade que foi eleita para tal e que está lutando para que o pagamento seja cumprido. O Sindeesmat é o mais interessado de que este resultado saia da melhor forma possível, por isso sua presença foi fundamental”, afirmou a advogada.