20170601_evento_negociacao_coletiva-23Em 1° de maio a diretoria do Sindeesmat esteve na abertura do evento Negociação Coletiva na Atualidade, organizado pela Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Paraná (OAB-PR) e com o apoio da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar).

A palestra que deu início ao evento, Negociado x Legislado, foi ministrada pelo sócio-fundador do escritório Célio Neto advogados, Célio Pereira Oliveira Neto, doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O advogado apontou as principais mudanças apresentadas pela Reforma Trabalhista no que diz respeito à prevalência do negociado sobre o legislado. Ele afirma que o sindicato e a empresa precisam ser parceiros durante as negociações e adequar suas decisões ao momento econômico e político em que vivemos.

“Com a tramitação da Reforma Trabalhista, os sindicatos e as federações precisam, mais do que nunca, se empoderar durante as negociações coletivas. Tanto a entidade como a empresa devem seguir princípios de boa fé e paz social quando tratarem das relações de trabalho”, afirmou.

A advogada e vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Sindical, Katianne Wirna, participou do evento e relatou que a intenção do governo com a Reforma Trabalhista é fragilizar os direitos dos trabalhadores.

20170601_evento_negociacao_coletiva-34“Precisamos de sindicatos fortes para que as negociações garantam que os direitos dos empregados estarão garantidos dentro da empresa. Não se pode fortalecer um lado se o outro – nesse caso, os sindicatos – sairá extremamente fragilizado da situação”, relatou.

O vice-presidente do Sindeesmat, José Luiz Kogeraski, esteve na abertura do evento. Ele ressaltou a importância do sindicato na defesa dos direitos trabalhistas durante as negociações coletivas.

“A prevalência do negociado sobre o legislado trará muitos prejuízos para os funcionários, pois as decisões importantes ficarão nas mãos dos empregadores. Agora, mais do que nunca, precisamos fortalecer o movimento sindical e garantir que todas as nossas conquistas trabalhistas sejam preservadas”, ressaltou.