IMG_8047 (1280x853)A data de 20 de agosto foi marcante para os movimentos sociais de todo o Brasil. Milhares de trabalhadores se uniram para protestar em ato em defesa dos direitos sociais, da liberdade e da democracia, contra a ofensiva da direita, e por saídas populares para a crise.

Na capital paranaense, o ato reuniu cerca de cinco mil manifestantes, de acordo com os organizadores, entre movimentos sociais, populares e sindicais das mais diversas categorias. Após a concentração na Praça Santos Andrade, os trabalhadores tomaras as ruas e seguiram em passeata.

A pauta principal de reivindicação contou com a luta em defesa da democracia, da Petrobrás, contra as terceirizações – previstas no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2015, em trâmite no Congresso – e pelos 22 mil funcionários do banco HSBC, que estão com o emprego em risco.

Indignados com a ampliação da ofensiva da direita, do ajuste fiscal e dos ataques constantes aos direitos sociais e trabalhistas, os manifestantes gritavam “fora Cunha”. Para os presentes, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é um dos principais atores do cenário de prejuízos para a classe trabalhadora com suas pautas conservadoras.

IMG_8088 (1280x849)A Agenda Brasil – pacote de medidas que retira ainda mais direitos em benefício dos grandes empresários – proposta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), também foi alvo de críticas no protesto.

Diante de todos os problemas, os manifestantes defenderam a realização de uma real reforma política como solução aos problemas da conjuntura atual.

“Nossa parceria com a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR) também é uma forma de fortalecer essa luta em defesa dos direitos trabalhistas, da liberdade e da democracia. Estamos unidos hoje neste ato para conquistar melhorias para o nosso país”, afirma o presidente do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Nesta quinta-feira (20), diversas cidades do Brasil estão tendo atos realizados com as mesmas pautas, para alertar a população e as autoridades.