A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza, nesta sexta-feira (21), às 9h, audiência pública interativa para debater a crise do sistema de saúde no Distrito Federal e no país, e apontar novos rumos para a Secretaria de Estado de Saúde do DF.

Em requerimento para realização da audiência, o senador Hélio José (PSD-DF) classificou como “desoladora” a situação dos sistemas de saúde do Distrito Federal e de todo o país. Ele disse que os problemas vão desde a precária infraestrutura física das unidades de atendimento, chegando até a falta de profissionais e medicamentos para suprir as demandas.

— Entendemos ser fundamental debater os motivos que levaram a saúde publica a essa crise — disse.

Foram convidados para a audiência o chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida; o secretário de saúde do Distrito Federal, Fabio Gondim Pereira da Costa e o presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Helvécio Ferreira da Silva.

Também participarão da audiência, representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal, do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília e do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal. Representantes da Defensoria Pública do Distrito Federal, do Micro e Pequeno Empresário da Saúde, do Setor Empresarial da Área de Saúde e da Secretaria de Saúde do DF também foram convidados para a audiência.

A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Assim, pessoas que tenham interesse em participar com comentários ou perguntas, podem fazê-lo por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado, através do número 0800612211.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe: