sindeesmat_direito-trabalhista-126-site

Se você pesquisar rapidamente na internet o que significa férias, logo você vai encontrar esta definição: época de repouso após um ano de trabalho. É por isso que nas suas férias você precisa descansar!

Esse período da vida de todo o trabalhador serve para repor a saúde física e psicológica.

Portanto, não existe a possibilidade de não ter férias, mesmo que você pense que pode continuar trabalhando por mais alguns meses, pois elas são irrenunciáveis pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

E o que isso tem a ver com o trabalho para outra empresa?

O artigo 138 da CLT diz o seguinte: “Durante as férias o empregado não poderá prestar serviços a outro empregador, salvo se estiver obrigado a fazê-lo em virtude de contrato de trabalho regularmente mantido com aquele”.

É por isso que, se as férias forem concedidas a você, aproveite o seu tempo livre em vez de procurar outro trabalho remunerado e temporário, porque você pode ganhar advertência ou suspensão do trabalho e, em outros casos, até ser demitido por justa causa.

Mas eu trabalho em duas empresas! E agora?

Se você possui contrato de trabalho com duas empresas e não consegue conciliar as férias dos dois empregos para o mesmo período, então você poderá continuar as suas atividades em um enquanto aproveita as férias de outro.

Por exemplo, uma manicure que tem emprego em dois salões de beleza e trabalha em um no período da manhã e em outro no período da tarde. Ela pode receber férias do emprego da manhã e continuar trabalhando no emprego da tarde normalmente.

Fonte: Sindeesmat