palestra-mulher-sindeesmatNa última sexta-feira (24), o Sindeesmat promoveu uma palestra para celebrar o Dia Internacional da Luta Contra a Violência à Mulher com o objetivo de esclarecer as trabalhadoras sobre as diversas formas de violência contra a mulher e incentivá-las a denunciarem esses casos. O evento contou com a presença da psicóloga Naira Amaral do Nascimento e da advogada Melina Amaral do Nascimento.

As participantes puderam entender quais procedimentos devem ser adotados em caso de agressão, desde a denúncia na delegacia mais próxima, o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) e, se for o caso, a perícia no Instituto Médico Legal (IML).

A advogada também explicou como funciona a Lei Maria da Penha, que classifica as diversas formas de violência contra a mulher, assim como medidas protetivas.

Outro assunto abordado na palestra foram os relacionamentos abusivos, que são caracterizados não apenas pela violência física, mas por situações onde o agressor atinge a vítima por meio de chantagens emocionais, afastamento da vida social e controle de comportamento. Esse tipo de relação muitas vezes cria uma dependência emocional, o que torna difícil para a mulher sair desse círculo vicioso.

A psicóloga Naira enfatizou a necessidade de as mulheres não se calarem diante de episódios de violência, que muitas vezes acabam sendo naturalizados por fazerem parte do cotidiano.

De acordo com a diretora do Sindeesmat Valquíria do Rocio Rosa, esses encontros de conscientização demonstram a preocupação do sindicato com a saúde e o bem-estar das trabalhadoras da categoria. “Muitas pessoas não têm contato com temas debatidos em palestras como essa, o que dificulta a denúncia de casos de violência de maneira adequada. Estamos de portas abertas para continuar acolhendo e orientando as mulheres sobre esses e outros assuntos”, destacou.