tamanho-para-capa-do-siteA chuva que caiu em Curitiba no dia 26 de outubro não foi capaz de frear a mobilização de mulheres pela conscientização e prevenção ao câncer de mama. A 5ª Caminhada Outubro Rosa levou dezenas de trabalhadoras representadas pelo Sindeesmat às ruas de Curitiba.

Antes mesmo das 14h30 – horário marcado para a concentração da marcha – a sede do sindicato já estava lotada de mulheres filiadas ao sindicato, convidadas e familiares da categoria. Todas as participantes ganharam uma camiseta especial da atividade, uma rosa e um panfleto com informações sobre a doença.

Segundo a 1ª secretária da entidade, Márcia Cristina Marques Nunes, a grande adesão de pessoas à atividade, que só aumenta a cada ano, é um grande incentivo para que a mobilização continue acontecendo.

“O Sindeesmat é um coração de mãe. Fazemos esse evento justamente para incluir a todos, sejam trabalhadoras, filiados, parentes ou amigos da categoria. A Caminhada existe desde 2014 justamente para isso, para acolher e colocar a saúde dos trabalhadores em primeiro lugar”, explicou Márcia.

tamanho-para-capa-do-site-2O grupo atravessou a Rua XV de novembro entregando flores e folhetos informativos sobre como combater o câncer de mama.  A caminhada seguiu até a Praça Santos Andrade, onde foram erguidas faixas com mensagens de conscientização sobre a doença nas escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Conscientização é palavra de ordem

Munidas de apitos e muita disposição, as participantes da caminhada não hesitaram em conversar com mulheres e homens – que também podem desenvolver câncer de mama – ao longo de toda a atividade.

A vontade de falar sobre saúde com outras pessoas é a principal motivação da participante Leoni da Silva Pedroso, esposa de um filiado que atua na empresa Nossa Senhora da Penha. “Eu vim e trouxe minha irmã e meus netos porque quero que minha família participe desse momento. Acho muito importante conversarmos sobre a tamanho-para-siteimportância de se cuidar, de fazer o autoexame e de ir ao médico. Não dá pra se descuidar”, explicou.

Os familiares da categoria compareceram em peso para a mobilização. Um grande número de crianças e adolescentes aderiu ao ato com muita empolgação, balançando bexigas cor-de-rosa e ajudando a distribuir flores para mulheres no calçadão da Rua XV.

Sede do sindicato teve programação especial

O dia especial não se resumiu à ação nas ruas. Após a caminhada, todas as participantes retornaram à sede do sindicato, que estava decorada com a cor que caracteriza o movimento outubro rosa. Folhetos com informações sobre como fazer o auto-exame e os sintomas do câncer de mama estavam pendurados em varais espalhados pela entidade.

tamanho-para-site-3Até o fim da tarde, o grupo participou de dinâmicas que falaram sobre empoderamento feminino utilizando música e poesia. Em seguida, a psicóloga Naira do Amaral conversou com as participantes sobre a importância de reservar um tempo para se cuidar, priorizando sua felicidade e qualidade de vida.

O dia foi encerrado com um café caprichado. As mulheres também participaram de um sorteio de brindes e ganharam garrafinhas de água com o símbolo da campanha Outubro Rosa.

A diretoria do Sindeesmat agradece a todas as mulheres que participaram da atividade e fizeram dessa tarde um momento especial de diálogo, conscientização e união!