1Na semana de 22 a 26 de outubro, a sede urbana da empresa Araucária Transporte Coletivo promoveu sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O Sindeesmat compareceu ao evento no dia 24, participou das atividades previstas para a data e aproveitou para conversar com a categoria.

O presidente do sindicato, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, esteve presente na palestra Qualidade de Vida no Trabalho, que contou com ampla participação dos trabalhadores que atuam na empresa. A atividade ensinou os trabalhadores a diferenciarem situações de estresse comuns na rotina de trabalho de condutas abusivas.

Os participantes puderam tirar dúvidas sobre os procedimentos que precisam adotar caso passem por uma situação de assédio, e como um ambiente de trabalho inadequado pode influenciar o desenvolvimento de transtornos psicológicos e emocionais – que também precisam de tratamento profissional.

“Foi uma atividade muito instrutiva, que ajudou a esclarecer várias questões. É importante para a nossa categoria saber a quais riscos está exposta na rotina de trabalho e também saber como agir em situações de abusos dentro da empresa”, afirmou Agisberto.

Semana da Araucária Urbana teve programação agitada para os trabalhadores

2Ao longo da semana, foram desenvolvidas várias atividades com os trabalhadores que atuam na empresa.

Foram vários dias de palestras, dinâmicas, apresentações e debates, que explicaram algumas particularidades sobre como evitar acidentes de trabalho e como proceder diante de rotinas que representem riscos à saúde. Além disso, a categoria também participou de vários sorteios de brindes.

O Sindeesmat relembra que está à disposição de todos os trabalhadores pertencentes à categoria que identifiquem alguma situação de risco nas empresas em que atuam. Caso perceba que há algo na rotina de trabalho prejudicando sua saúde física ou mental, entre em contato com o sindicato pelo telefone (41) 3222-6969.