A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, buscando tematizar a importância da prevenção ao suicídio no Brasil.

O dia 10 de setembro é considerado, oficialmente, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e, apesar do foco maior ser no mês de setembro, a campanha tem ações durante o ano inteiro.

Anualmente, são registrados um milhão de suicídios no mundo, sendo ao menos 13 mil no Brasil.

Estima-se que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. As informações e o apoio de instituições especializadas tornam um fator muito importante para a dissuasão dessa prática.

Informar a população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio. Entre as iniciativas do Setembro Amarelo está a produção da cartilha Suicídio: Informando para prevenir, que pode ser baixada clicando neste link.

O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade nesta área, procure ajude.

O site da campanha Setembro Amarelo disponibiliza uma série de materiais e indicações de atendimento gratuito: https://www.setembroamarelo.com/.