App MInistério da Saúde

A vacinação contra o Coronavírus segue avançando no país e, nos próximos meses, cada vez mais brasileiros serão imunizados. Uma forma de se manter bem informado sobre o andamento da vacinação e quando será o dia de você tomar as doses é por meio do aplicativo Conecte SUS, disponível para aparelhos Android na Play Store e para sistemas IOS na Apple Store.

A iniciativa é do Ministério da Saúde e, no aplicativo, estão reunidos todos os dados a respeito das doses já tomadas pelos usuários, não só contra o Coronavírus, mas também dos demais imunizantes.

O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Júnior, salienta que o aplicativo não é condição obrigatória para ser vacinado, mas que pode ajudar tanto o Ministério da Saúde, quanto a pessoa que irá se vacinar.

“Assim que a pessoa receber a vacina, quem estiver cadastrado no sistema vai ter a dose listada no seu perfil. Será possível verificar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação, a data em que a dose foi tomada e a possível previsão para recebimento da segunda dose”, explica. “O aplicativo também notifica o usuário quando houver qualquer informação importante a respeito da vacinação no país”, acrescenta.

Cadastro

Para se cadastrar, basta ter em mãos o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. O primeiro passo é procurar o “Conecte SUS” na loja de aplicativos do seu celular e fazer o download de forma gratuita. Assim que o aplicativo estiver instalado, é só seguir o passo a passo e preencher os dados.

Importante: não é obrigatório ter cadastro no Conecte SUS para receber as doses da vacina contra a Covid-19. Caso não tenha o aplicativo, na hora da vacinação basta apresentar um documento de identificação com o número do CPF.

Outras informações

O Conecte SUS tem a mesma finalidade das antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras com o passar do tempo. No formato digital é possível consultar todas as vacinas que a pessoa recebeu ao longo da vida (na rede pública ou privada), além de mostrar dados de atendimentos, internações e consultas já realizadas pelo paciente.

O aplicativo também dá acesso ao chamado Cartão SUS em formato digital, documento de identificação do usuário na rede pública.

Fonte: SINDEESMAT