A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Comissão de Seguridade Social e Família e a Secretaria da Mulher realizam audiência pública nesta quarta-feira (15) para debater a questão do zika vírus e microcefalia. O foco do debate é reunir profissionais de diferentes áreas para esclarecer dúvidas e dar suporte para mães que descobrem seus os filhos têm microcefalia por causa do zika vírus.

A autora dos requerimentos para realização da audiência, deputada Zenaide Maia (PR-RN), busca dar visibilidade à realidade enfrentada pelas famílias afetadas por este problema. Em novembro de 2015, o Ministério da Saúde decretou emergência sanitária nacional em razão do número crescente de casos de microcefalia. Posteriormente, a Organização Mundial da Saúde declarou que a infecção é uma emergência de saúde pública internacional.

“Quando elas recebem diagnóstico desse tipo, surgem muitas dúvidas e não se pode ter o discurso de que não há nada a fazer, é preciso trazer esperança e criar políticas públicas efetivas para essas mães e crianças, uma vez que podemos ter um grande número de casos de microcefalia.”, afirma a deputada Zenaide.

Convidados

Foram convidados para participar da audiência a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Lúcia Ferreira Mendes; a médica coordenadora da Neurologia Pediátrica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Denize Bomfim; Viviane Pereira da Silva Lago Lima, mãe de crianças com microcefalia; especialistas no tratamento de pacientes com microcefalia e representantes do Ministério Público do DF e da Fiocruz.

A audiência será realizada às 15 horas, no plenário 13.

 

Fonte: Agência Câmara