A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa promove um novo debate sobre a Reforma da Previdência nesta quarta-feira (15).

A audiência foi solicitada pelo deputado Roberto de Lucena (PV-SP) e faz parte de uma série de debates que a comissão vai realizar para obter dados técnicos, demográficos, sociais e econômicos para corroborar a elaboração de uma proposta de reforma previdenciária eficiente.

No último dia 7, a consultora legislativa especialista em Previdência Cláudia Augusta Ferreira Deud, em debate promovido pela comissão, disse que o impacto dos gastos com Previdência Social no Brasil é muito grande. “Em 2015, o governo federal gastou 1,3 trilhões, excluídos o refinanciamento da dívida e as transferências constitucionais. A rubrica como um todo já ocupa 32% dos gastos da União”, disse Cláudia.

O presidente do Fundo Paraná de Previdência Multipatrocinada, Renato Follador, também defendeu mudanças nas regras atuais. “Temos que entender que não podemos nos dar ao luxo, como um país que não é rico nem maduro, de aposentar gente com 54 anos de idade que vai viver até os 84 anos, que contribui por 35 anos com 31% e vai receber teoricamente 100% por mais 30 anos.”

Grupo de trabalho

No mês passado, o governo federal criou um grupo de trabalho interministerial, que inclui as centrais sindicais, para debater alterações nas regras previdenciárias. A proposta está na iminência de ser enviada ao Congresso Nacional. “Iremos ampliar o debate até que cheguemos a uma proposta madura que possa ser encaminhada para o Congresso”, destacou Roberto de Lucena.

Debatedores

Além do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, nesta quarta também foram convidados para participar da discussão o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah; o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Warley Martins Gonçalles; e o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, José Calixto Ramos.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 16.

 

Fonte: Agência Câmara