Com as mudanças recentes promovidas na forma como é feita a prova de vida dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), novas formas de golpe têm surgido contra os aposentados, que necessitam ter o máximo de atenção à segurança de seus dados pessoais.

Quem faz o alerta é o próprio INSS, que divulgou que golpistas têm se valido dessas alterações para confundir os segurados e promoverem fraudes.

Mudanças na prova de vida

Com a pandemia e o risco de contaminação pelo coronavírus sendo ainda mais alto entre idosos, as provas de vida do INSS foram suspensas em 2020 e 2021, e, para 2022, novas regras foram divulgadas pelo instituto.

Com as alterações, a partir de agora é possível fazer a comprovação anual de vida requerida aos beneficiários de modo digital, sem precisar de atendimento presencial. A comprovação é feita pelo cruzamento de informações entre bases de dados do governo e de instituições privadas, como bancos.

A comprovação presencial só será necessária quando “não for possível o INSS confirmar que o titular do benefício realizou algum ato” registrado em base de dados de “órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados”, como diz a portaria do Governo Federal que regulamentou as mudanças.

Novos golpes

Tentativas de fraude nas aposentadorias não são novidade, mas, aproveitando-se das mudanças e da falta de informações de algumas pessoas a respeito delas, golpistas têm promovido novas formas de abordagem aos segurados do INSS.

Mesmo não havendo um padrão entre as diferentes tentativas de golpe, o INSS alerta para que haja atenção a determinados detalhes que podem indicar uma ação fraudulenta.

Os golpistas costumam pedir informações pessoais, como números ou foto de documentos ou fotos dos segurados, e costumam entrar em contato por diferentes meios, como carta, e-mail, telefone, WhatsApp e SMS.

Uma prática muito comum é o envio de um link malicioso que pode, posteriormente, permitir o acesso aos dados de seu computador ou celular e também de suas redes sociais.

Um primeiro cuidado indispensável é verificar se o contato foi realmente feito pelo INSS: o instituto NUNCA faz ligações telefônicas para requisitar prova de vida, e nem envia links ou pede fotos de documentos pessoais.

Caso haja algum desses pedidos, ou ele for feito por algum número suspeito ou desconhecido, trata-se de fraude.

Em relação a mensagens por SMS, o INSS informa seus segurados a partir do número 280-41 e seu uso é exclusivo para envio de informações, nunca de links ou pedidos de dados pessoais.

Se o INSS solicitar algum documento, esse envio será feito pelo aplicativo MEU INSS ou por meio do número 135, nunca por e-mail ou WhatsApp.

Outra questão para estar atento é a forma com que o texto é escrito, uma vez que uma linguagem mais informal ou com erros de português, ou mesmo com informações incorretas e mentirosas, pode já denunciar que não é o INSS que está entrando em contato.

Por fim, caso o golpe seja identificado, o instituto recomenda que o segurado imediatamente desligue seu telefone celular ou computador por, no mínimo, 10 minutos, para dificultar a ação dos possíveis golpistas.