Comemorado em 1º de maio no Brasil e em diversos outros países, o Dia do Trabalhador é um momento em que tradicionalmente movimentos sociais e entidades sindicais se organizam em defesa da manutenção e da ampliação de seus direitos.

Junto com as grandes manifestações que costumam ocorrer em todo o país, também é uma oportunidade de levar as pautas e reivindicações dos trabalhadores e movimentos sindicais para o conjunto da sociedade.

Mas você conhece as origens dessa data?

De Chicago para o mundo

As origens da comemoração do Dia do Trabalho em 1º de maio remontam ao final do século XIX, mais precisamente ao ano de 1886, quando trabalhadores da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, ocuparam as ruas para protestar contra condições laborais desumanas e para exigir a jornada de 8 horas diárias – o trabalho então durava ao menos 13 horas por dia.

O movimento se espalhou por Chicago e conseguiu paralisar a cidade, mas também sofreu uma dura repressão policial a pedido dos patrões. Houve muitos presos, feridos e até mortos nos confrontos com as forças policiais.

Demonstrando o sucesso conquistado graças à coragem desses trabalhadores, nos anos seguintes mobilizações parecidas se espalharam por outras cidades dos Estados Unidos e da Europa.

Em 1889, operários de Paris propuseram que o 1ª de maio fosse considerado uma data de luta, em homenagem à greve realizada três anos antes em Chicago.

1º de maio no Brasil

No Brasil, o 1º de maio foi oficialmente instituído como feriado nacional em 1924, após medida do então presidente Artur Bernardes.

O país vivia um momento de forte mobilização social e sindical que vinha desde o início do século e ganhou forte impulso com a Revolução Russa, em 1917, que inspirou trabalhadores ao redor do mundo. Neste ano, o Brasil contou com inúmeras greves e mobilizações de trabalhadores, levadas a cabo sobretudo por influência de anarquistas, a maior parte deles imigrantes europeus.

Juntamente com o sindicalismo anarquista, começava a se consolidar no país o Partido Comunista, que seria oficialmente fundado em 1922. Neste contexto, consolidava-se a entrada de cena dos trabalhadores brasileiros na arena política nacional.

Transformado posteriormente em símbolo das demandas trabalhistas, o Dia do Trabalho também foi em alguns momentos apropriados por interesses dos políticos de plantão, como no caso da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), anunciada pelo ditador Getúlio Vargas em 1º de maio de 1943.

Posteriormente, diversos presidentes anunciaram o reajuste do salário-mínimo exatamente no Dia do Trabalho.

Atualmente, além do Brasil mais cerca de 80 países celebram oficialmente a data – curiosamente, nos Estados Unidos, onde aconteceram as mobilizações de Chicago, não considera o dia como feriado oficial.