Conheça os riscos e os principais hábitos para evitar acidentes de trabalho em oficinas mecânicas

A segurança dos empregados é um dos aspectos mais fundamentais para um bom ambiente de trabalho. E garantir que os funcionários não sofram acidentes é, na maioria das vezes, de responsabilidade da empresa, que precisa seguir algumas normas e disponibilizar equipamentos adequados.

No caso dos trabalhadores de oficinas mecânicas, existem algumas particularidades, como explica o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Júnior. “Para esses trabalhadores, alguns dos principais riscos estão relacionados ao manuseio de máquinas e equipamentos, o contato com produtos químicos e tóxicos e o constante ruído que o uso contínuo de determinadas máquinas produz”.

Abaixo, serão mencionados alguns dos principais cuidados que tanto os funcionários como as empresas devem tomar para proteger os trabalhadores de oficinas mecânicas.

Equipamentos de proteção

Óculos, luvas, roupas e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) compatíveis com a função são o básico da segurança para trabalhadores de oficinas. Isso ajuda a proteger que detritos das máquinas entrem nos olhos, ajudam a proteger as mãos do contato com peças cortantes e dão mobilidade adequada para realizar os serviços.

EPIs para audição

Algumas máquinas, ao estarem ligadas, podem produzir barulho excessivo. E esse ruído constante pode produzir sérios danos nos ouvidos do trabalhador. Por isso, o uso dos EPIs para a audição também pode ser importante, dependendo das funções exercidas pelo trabalhador.

Alguns dos serviços mais expostos ao ruído de maquinário são: balanceamento de pneus, chave de fenda pneumática, teste do motor para revisão de carros a gasolina e pistola de ar comprimido.

Espaço físico e maquinário em dia

Além de todos esses cuidados, é fundamental que a oficina esteja instalada em espaço físico adequado. Ou seja, sem pisos irregulares ou escorregadios e peças espalhadas pelo chão, e com equipamentos organizados e em locais adequados.

Ademais, a verificação sobre a funcionalidade dos equipamentos deve ser constante, então é importante se atentar para pequenos detalhes, como o aperto de parafusos, o funcionamento adequado dos motores e instalações elétricas feitas de maneira segura. Emaranhado de fios devem ser evitados e, na hora de operar grandes equipamentos, sempre siga as instruções adequadas de manuseio e evite “atalhos” ou procedimentos alternativos.