Trabalha em escritório? Saiba como evitar acidentes e manter o ambiente seguro e saudável

É dever de toda empresa garantir um ambiente seguro de trabalho para seus empregados. Embora os acidentes de trabalho geralmente sejam relacionados apenas com determinadas funções, especialmente para trabalhadores que prestam serviços externos, é importante que aqueles que trabalham em escritórios também saibam quais as medidas devem ser respeitadas pelas empresas para garantir seu bem-estar.

Afinal, a própria Legislação Trabalhista não traz nenhum tipo de diferenciação e, seja qual for o ambiente de trabalho, os empregados estão sujeitos a se acidentar, como explica o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Júnior.

“Costumamos dizer que os ‘perigos’ para quem trabalha em salas ou escritórios estão nos detalhes. É a falta de uma cadeira confortável que gera dor nas costas, uma instalação elétrica malfeita no cabeamento dos computadores que pode causar curto-circuito e até um incêndio, e por aí vai”, comenta Agisberto.

Abaixo, falaremos sobre alguns pontos importantes que trabalhadores que cumprem a jornada em escritórios devem estar atentos.

Postura

Trabalhar em escritório normalmente significa passar muitas horas sentado em frente ao computador. Por isso, é importante que a empresa disponha de estrutura adequada, com cadeiras confortáveis, telas de computador ajustáveis e, principalmente, que o funcionário tenha direito a pausas regulares para se alongar e dar um “descanso” ao corpo e à visão.

Não à toa, são dezenas de milhares de pedidos em análises no INSS por causa de lesões por movimentos repetitivos ou por causa da má postura de trabalhadores de escritório no Brasil. Essas lesões são consideradas acidentes de trabalho e podem gerar multas às empresas e afastamento ao trabalhador.

Estrutura física

Em termos do espaço físico dos escritórios, é fundamental que a empresa se preocupe com as condições de instalação de equipamentos elétricos, como computadores e ar-condicionado. Uma instalação malfeita pode gerar explosões e, em casos mais graves, até incêndios na sala. Emaranhados de fios e muitas tomadas ligadas no mesmo local também devem ser analisados com cuidado.

Saúde mental

Por fim, é impossível falar da saúde dos trabalhadores corporativos e de escritórios, sem falar dos aspectos mentais. Se o ambiente de trabalho for tóxico, com pressão psicológica e intimidações, há grandes chances de os funcionários desenvolverem problemas como estresse e a chamada “síndrome de burnout”, que pode causar ansiedade e depressão.

Para o convívio entre a equipe não desgastar a rotina de trabalho, também é importante que os trabalhadores façam a sua parte, e não entrem em conflitos desnecessários ou interfiram no dia a dia dos colegas sem justificativa.

Isso ajuda a tornar o ambiente mais leve e contribui para a saúde física e mental de todos os trabalhadores.