Deputadas, senadoras, ministras e representantes de movimentos ligados às mulheres realizaram, nesta quarta-feira (16), no Salão Verde da Câmara dos Deputados, um ato em defesa da presidente da República, Dilma Rousseff.

Para a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), o impeachment da presidente é um golpe, porque ela não incorreu em nenhum dos casos em que há previsão constitucional para o afastamento. A deputada considera as acusações inconsistentes: “Ora são consideradas pedaladas, ora questões relativas às eleições, ora créditos suplementares realizados pelo governo”.

A senadora Vanessa Grazziotin (AM), líder do PCdoB no Senado, espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprove o entendimento de que o Senado também deve opinar sobre a abertura do processo de impeachment. Para ela, a situação no Senado é mais tranquila para essa tomada de decisão. ” A Câmara hoje é um ambiente contaminado pela disputa, pela manobra. No Senado, a gente vive um momento melhor, que nos permite uma maior lucidez, um maior equilíbrio na tomada de decisões”, afirmou.

Pela manhã, vários indígenas subiram na cúpula do Congresso Nacional para se manifestar também em defesa da presidente Dilma Rousseff, entre outras reivindicações.

As duas manifestações aconteceram de forma pacífica justamente no dia em que o Supremo decide sobre o rito que o processo de impeachment deve seguir.

Fonte: Câmara dos Deputados