O dia 1º de dezembro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Combate a Aids, o que fez com que o Ministério da Saúde definisse, o mês como Dezembro Vermelho desde 1998, no Brasil.

A partir de 2017, a campanha é prevista também por uma lei aprovada pelo Senado Federal.

Inspirado também em outras campanhas bem sucedidas de prevenção e conscientização, que também associam meses a causas de saúde pública e cores, o Dezembro Vermelho busca alertar e conscientizar os brasileiros sobre a importância da prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, e também do tratamento precoces destas doenças.

Vermelho foi escolhido por esta ser a cor do laço que, tradicionalmente, simboliza as campanhas de prevenção a Aids.

Números do HIV no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem atualmente 694 mil pessoas em tratamento contra o HIV. Deste total, 95% já não transmitem o vírus por via sexual por terem atingido carga viral suprimida graças ao tratamento constante.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids, em 2021, há 29.917 casos de aids no Brasil contra 37.731 em 2019, o que representa uma queda de 20,7%.

Mesmo com a diminuição, a situação ainda preocupa bastante as autoridades, uma vez que o país registrou 10.417 mortes por Aids em 2020 e 10.687 em 2019, um número não só lamentável, como bastante expressivo.

Doença ataca sistema imunológico

A Aids é um doença causada em decorrência da infecção pelo vírus HIV, que ataca nosso sistema imunológico e dificulta as defesas de nosso organismo. Caso tenha tratamento adequado, uma pessoa infectada com HIV pode não desenvolver a Aids.

A transmissão pode ocorrer por meio de sexo sem camisinha, pelo compartilhamento de seringas ou agulhas, por transfusões de sangue e também na gravidez, parto ou amamentação.

Fonte: Sindeesmat