Você sabia que algumas doenças podem ser causadas pelo trabalho que você realiza? Essas doenças são chamadas de doenças ocupacionais e podem surgir devido a condições inadequadas no ambiente de trabalho ou à falta de equipamentos de proteção.

Alguns exemplos de doenças ocupacionais são: lesões por esforço repetitivo, problemas na coluna, doenças psicossociais, asma ocupacional, problemas de pele e perda auditiva. Essas doenças podem afetar sua saúde e sua capacidade de trabalhar.

Se você adoecer devido ao seu trabalho, é importante tomar algumas medidas. Primeiro, procure um médico para avaliar sua condição e tratar o problema. Se o médico achar necessário, você poderá receber um auxílio-doença do INSS para ajudar financeiramente durante o período de tratamento.

Se ficar comprovado que sua doença está relacionada ao trabalho, a empresa em que você trabalha deve arcar com os custos do tratamento, além de garantir sua estabilidade no emprego. Isso significa que você não poderá ser demitido sem justa causa por um período de 12 meses após seu retorno ao trabalho.

No entanto, às vezes pode ser difícil conseguir os benefícios que você tem direito. Pode haver erros na avaliação médica ou a empresa pode não ter feito a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). Nesses casos, é importante buscar ajuda do SINDEESMAT que poderá até mesmo entrar com um processo na Justiça para garantir seus direitos.

Se você for demitido sem justa causa durante o período de estabilidade, você tem direito a receber os valores da rescisão do contrato e uma indenização correspondente aos salários que você teria recebido durante os 12 meses de estabilidade.

Lembre-se de que você tem direitos e que é importante proteger sua saúde no ambiente de trabalho. Se tiver qualquer dúvida, procure o SINDEESMAT.