site_imagem2-1Na tarde de 25 de abril, o Sindeesmat participou da reunião da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) para debater questões do interesse da categoria e participar da construção da luta coletiva por direitos.

Uma das principais pautas da tarde foram as formas de resistência que precisam ser construídas contra a Medida Provisória (MP) 873, criada para destruir os sindicatos e a luta pelos direitos da classe trabalhadora.

O texto é mais uma tentativa de enfraquecer as entidades sindicais, dificultando o recolhimento das contribuições pagas pelos trabalhadores.

O plano do governo é simples: se os sindicatos perderem força ou deixarem de existir, o caminho fica livre para que grupos políticos possam aprovar propostas que retiram direitos da classe trabalhadora e aumentam os lucros das elites.

site_imagem3-1Sem as entidades sindicais, também ficaria mais fácil para os patrões deixarem de negociar aumentos de salários, benefícios e condições adequadas de trabalho.

A votação final sobre a MP está prevista para acontecer no Supremo Tribunal Federal (STF) em maio. A reunião da Federação decidiu aprofundar a discussão sobre a mobilização quando a data final da análise for definida.

“Essa mobilização é fundamental para defendermos os direitos da nossa categoria. Atravessamos um período muito difícil, em que grupos que defendem os interesses dos grandes empresários estão tentando deixar os trabalhadores desamparados. As entidades sindicais estão se organizando coletivamente para barrar isso”, afirmou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Durante a reunião, foi iniciado o debate sobre a eleição da próxima diretoria da Fetropar, que deve acontecer em junho.