A diabetes é uma doença muito comum, com 10,4 casos a cada 100 mil habitantes no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema de saúde não tem cura e depende de um controle rigoroso para não ter complicações graves.

Em boa parte dos casos, podem ser necessárias algumas pausas para cuidados básicos que não permitem que a insulina –hormônio produzido pelo pâncreas que reduz a quantidade de açúcar no sangue – não fique desregulada a ponto de fazer o paciente passar mal ou até mesmo sofrer alguma consequência mais grave.

Dependendo do caso, pode ser necessário suspender as atividades por curtos períodos para fazer uma refeição, checar as taxas de glicose no organismo ou até mesmo fazer a aplicação de doses de insulina.

Para os trabalhadores, só fica uma dúvida: de que forma fazer as pausas necessárias?

“O primeiro passo é solicitar um laudo médico que informe a importância das pausas por motivos de saúde. Mesmo que você já tenha recebido o diagnóstico de diabetes antes de sua contratação, essa declaração é essencial, pois vai detalhar a necessidade dos seus intervalos. Depois, apresente o laudo à empresa. Se o seu patrão te proibir de fazer as pausas, mesmo com o documento em mãos, procure o sindicato imediatamente”, explica o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Caso a empresa seja informada da situação e não conceda os intervalos, a Justiça pode entender que há direito a indenização por danos morais, causados pelo prejuízo à saúde do trabalhador.

Integrantes da categoria que sejam expostos a situações de risco – incluindo o impedimento a fazer pausas necessárias para tratamentos médicos – devem informar o Sindeesmat o mais rápido possível. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, e o sindicato adota todas as medidas cabíveis para garantir a integridade física do trabalhador.

Caso necessite informar uma situação, entre em contato pelo telefone (41) 3076-9942.