A prova de vida é um procedimento que todos os 36 milhões de beneficiários do INSS devem fazer anualmente. Ela serve para comprovar que a pessoa está viva e deve continuar recebendo o benefício, além de evitar fraudes.

Com a pandemia de Covid-19, em março do ano passado, a prova de vida foi suspensa em todo o país. Agora, o procedimento voltou a ser obrigatório e quem não comprovar que está vivo terá o benefício suspenso.

O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Júnior explica que o procedimento será retomado a partir do dia 1º de junho, e poderá ser feito em agências bancárias ou de maneira remota (por meio do aplicativo Meu INSS). “Mas é importante pontuar que não são todos que deverão fazer a prova agora, apenas aqueles que foram convocados oficialmente pelo INSS. O período para cada um realizar a prova de vida também obedece a um calendário pré-definido, de acordo com a data de validade dos últimos exames”, explica.

O calendário está disponível no final deste texto. Em caso de dúvidas, é possível ligar no 135, telefone oficial do INSS.

Reconhecimento facial

Os primeiros a fazerem a prova de vida são os 160 mil beneficiários do INSS que foram selecionados para a comprovação digital por reconhecimento facial ainda em fevereiro de 2020. Esses beneficiários já receberam uma mensagem de texto (SMS) no celular pelo número oficial do INSS, o 280-41. Qualquer mensagem que não seja por esse canal oficial deve ser desconsiderada.

A prova digital irá comparar fotos tiradas pelos beneficiários por meio do aplicativo Meu INSS com os registros já existentes no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, esta etapa só está sendo liberada para os beneficiários que já fizeram o cadastramento da biometria para Carteira de Habilitação ou Título de Eleitor.

Neste caso, o passo inicial é baixar o aplicativo Meu INSS. Se o celular tiver o sistema operacional Android, é possível baixar o aplicativo por aqui; se for IOS, clique aqui.

Após baixar o aplicativo, basta clicar em “prova de vida” e seguir os procedimentos pedidos.

Provas nas agências bancárias ou atendimento em domicílio

A prova de vida em agências bancárias é opção para quem não quiser fazer o procedimento pelo aplicativo. Para isso, é necessário ir até a agência de recebimento do benefício com documento oficial com foto e o cartão do banco, dirigir-se até um dos guichês de atendimento e recadastrar a senha do usuário.

A partir disso, qualquer movimentação financeira nos caixas eletrônicos dos bancos que usem a biometria do segurado será considerada prova de vida.

Para pessoas com mais de 80 anos, ou com mais de 60 que apresentam dificuldades para se locomover, o INSS dispõe da opção de atendimento em domicílio para a prova de vida. Para isso, é preciso de um documento médico que comprove a situação do beneficiário. O agendamento do atendimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Confira o calendário

Vencimento em março e abril de 2020 (novo prazo: junho de 2021)

Vencimento em maio e junho de 2020 (novo prazo: julho de 2021)

Vencimento em julho e agosto de 2020 (novo prazo: agosto de 2021)

Vencimento em setembro e outubro de 2020 (novo prazo: setembro de 2021)

Vencimento em novembro e dezembro de 2020 (novo prazo: outubro de 2021)

Vencimento em janeiro e fevereiro de 2021 (novo prazo: novembro de 2021)

Vencimento em março e abril de 2021 (novo prazo: dezembro de 2021)

Fonte: SINDEESMAT