Vazamentos de dados na internet deixam expostas informações que podem ser usadas para praticar golpes como o saque indevido do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O golpe se dá da seguinte forma: usando o CPF e o nome dos trabalhadores, golpistas se cadastram no aplicativo Caixa Tem, informando um e-mail falso, e pegam o dinheiro. Como o aplicativo não solicita confirmação da identidade do usuário, os golpistas não enfrentam dificuldades para ‘roubar’ o acesso ao Caixa Tem.

A vulnerabilidade do sistema está no processo de confirmação das informações fornecidas pelo usuário. Portanto, a principal recomendação para evitar que o dinheiro seja retirado por um fraudador é o trabalhador fazer o cadastro no app do FGTS e conferir o quanto antes seu saldo.

Como fazer o cadastro no app FGTS

1. Baixe o app meu FGTS, disponível no Google Play e Apple Store, e cadastre seu e-mail e telefone.

2. Cadastre uma conta bancária. Assim, caso o golpista tente sacar o dinheiro, o dinheiro vai para a sua conta, não a dele.

3. Busque saques no extrato do app para validar se você não foi vítima de golpes a Caixa fez saques automáticos de R$.1045 e R$500 reais — com os códigos COD 19E e COD 50 — que ficaram disponíveis em uma conta temporária do banco. Se você (ou um golpista) não sacou este dinheiro, eles foram devolvidos para sua a conta meses depois (no extrato aparece como AC REPOSIÇÃO).

“Os trabalhadores devem ficar muito atentos, pois casos deste tipo são muito comuns. Quando o trabalhador tiver alguma dúvida, deve procurar imediatamente a Caixa Econômica Federal”, orienta o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Fonte: Sindeesmat