Férias A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a legislação trabalhista brasileira estabelecem o direito a trinta dias de descanso remunerados a cada ano de atividade.

Além de um direito, muitas vezes, as férias também são um momento muito aguardado e cercado de expectativas. Pensando nisso, o SINDEESMAT apresenta algumas dicas para que você aproveite esse período de forma saudável e sem angústias.

 

Férias são saudáveis

Se estivermos pensando no bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores, a própria existência das férias, em si, é uma medida positiva para a saúde: é saudável tirar férias.

Assim como o período de descanso durante e, principalmente, após a jornada de trabalho, férias são fundamentais para manter a produtividade e a atenção do trabalhador no desempenho de suas funções. Além disso, a previsão de períodos regulares de descanso, agendados com antecedência, é muito importante para evitar problemas de saúde, alguns deles possivelmente graves.

O excesso de trabalho ou estresse relativo a atividades laborais pode gerar ou contribuir com casos de transtornos mentais, como depressão, ansiedade ou Síndrome de Burnout, situações que podem ser prevenidas ou atenuadas caso haja descanso regularmente.

 

Não ignore a importância do sono e da alimentação

Quando estamos de férias, geralmente pensamos em aproveitar ao máximo as atividades e as experiências para as quais não temos tempo e disposição no cotidiano, mesmo que isso nos desgaste fisicamente.

Claro que é importante e até recomendável utilizarmos nosso período de descanso para ter experiências diferentes, mas isso não significa descuidar de alguns pontos básicos relativos a uma vida equilibrada e saudável, como a alimentação e o sono.

Por mais que as férias possam ser um bom momento para sair da rotina em relação à alimentação e aos horários, comer e dormir bem é fundamental, e pode fazer a diferença para a qualidade de vida no curto e no longo prazo.

 

Viajar e se divertir, sim, mas sem estresse!

Outro cuidado importante a ser levado em conta durante suas férias é que esse é um período de descanso, não de tensão. Viagens, encontros familiares, esportes e atividades de lazer devem contribuir para você relaxar e pensar em novas ideias, não para se estressar de uma maneira diferente da habitual.

Problemas como cronogramas apertados de viagem, discussões, dificuldades em locais muito cheios ou até mesmo angústias geradas por estar gastando muito dinheiro, por exemplo, impedem que a experiência das férias se converta em descanso e, por isso, precisam ser evitados.

Muitas vezes, pode ser que você esteja apenas querendo ou precisando ficar em casa “sem fazer nada”. Não se culpe por isso, apenas relaxe!

 

Nos últimos dias, prepare-se para uma transição

“Todo carnaval tem seu fim”, já diz a canção, e por isso devemos ter uma atenção especial com os últimos dias de férias, que devem, preferencialmente, ser utilizados já tendo em vista a volta às atividades normais.

Se possível, evite voltar de viagem ou fazer atividades muito desgastantes na véspera da volta ao trabalho, priorizando descansar e dormir bem nos últimos dias. Assim, você tem mais chance de voltar com mais energias e disposição para a retomada das atividades.