Como você tem enxergado o mundo ao seu redor?

Brincadeiras à parte, os cuidados com a visão são fundamentais para a saúde do indivíduo e o ideal é que sejam feitos como forma de prevenir, não para remediar.

Neste caso, o Sindeesmat traz aqui cinco boas razões para você frequentar o oftalmologista periodicamente, profissional que cuida da saúde dos seus olhos. Siga a leitura!

1.           Para rever maus hábitos

Você é o tipo de pessoa que esfrega os seus olhos a todo o momento sem pensar nos objetos em que tocou durante o dia? Lê em locais que não favorecem a leitura? Fica muito tempo em frente ao computador ou ao celular?

Se a resposta foi sim para todas essas questões, faça uma reflexão sobre os seus hábitos, pois eles não são nada saudáveis para a sua visão.

Além de você fazer uma autoanálise, é importante que você visite o oftalmologista. Isso porque ele é a pessoa mais indicada para identificar esses e outros hábitos e auxiliar para uma mudança saudável de rotina.

2.           Para prevenir possíveis alergias

Temos a impressão de que os nossos olhos são os órgãos mais protegidos contra impurezas que existem. Afinal, ele é, de fato, bem cuidado pelas pálpebras, pelos cílios e pelas sobrancelhas.

Mas será que é sempre assim? Em locais onde o ar é muito poluído, nem os olhos escapam dos problemas provocados por esse mal. Substâncias tóxicas invadem os nossos olhos e podem acarretar doenças e alergias que prejudicam a visão.

Se você é uma pessoa que já possui os olhos afetados por esse motivo, deve consultar o oftalmologista o quanto antes para que esse profissional lhe auxilie a enfrentar esse problema.

3.           Para identificar doenças hereditárias ou com histórico familiar

Assim como adquirimos doenças por conta do nosso convívio em certos ambientes, também podemos ter problemas de saúde que são passados de pais para filhos.

A visão também é afetada com essas doenças hereditárias. Exemplos delas são o astigmatismo, a miopia, a hipermetropia e a catarata.

Além disso, existem também doenças que não necessariamente são hereditárias, mas possuem histórico familiar. É o caso da diabetes e da hipertensão e ambas afetam a visão e podem causar cegueira.

Visitar o oftalmologista é fundamental para que ele possa identificar esses problemas antes que causem danos à saúde ocular.

4.           Para identificar doenças ocultas

Você sabia que doenças podem se manter ocultas por muito tempo e se manifestarem em estágios bem agudos? É o caso do glaucoma, que não causa dor ou outro tipo de incômodo em suas fases iniciais, mas pode fazer com que o paciente perca a sua visão periférica.

Visitar o oftalmologista é essencial para que você faça a prevenção o quanto antes e vença essas doenças ainda em suas fases mais precoces.

5.           Para alterar as suas lentes

Se as pessoas com uma visão aparentemente boa precisam manter cuidados com os olhos e consultar o oftalmologista, quem usa óculos ou lentes de contato obrigatoriamente não podem descuidar.

Pacientes com problemas de visão e que usam essas ferramentas para enxergar melhor podem ter seus graus alterados com o tempo, necessitando trocar suas lentes para não sofrer com mais incômodos nos olhos. Portanto, o oftalmologista é o profissional indicado para verificar essas mudanças e indicar os melhores caminhos.

Convênios

Acesse a nossa lista de convênios médicos e procure um oftalmologista conveniado do Sindeesmat para cuidar dos seus olhos!

Fonte: Sindeesmat