adl_importancia_sindicato_04As fábricas costumavam ter péssimas condições de higiene, e não ofereciam nenhuma segurança para os trabalhadores, que estavam sempre expostos a acidentes graves, incapacitantes e muitas vezes fatais.

Hoje, justamente por conta de décadas de trabalho e luta das entidades sindicais, leis asseguram que o trabalhador não pode ser exposto a esse tipo de risco.

No entanto nem é preciso dizer que o poder público e órgãos de fiscalização não têm braços o suficiente para verificar se a legislação está sendo cumprida, certo?

Resultado: é o sindicato que acaba fazendo a função de fiscalizar se as condições de trabalho são adequadas e se todos os pontos de acordos e convenções coletivas estão sendo respeitados.

Valorize o movimento sindical.

Quem apoia o sindicato apoia a saúde e a segurança dos trabalhadores!