Aumentam os casos de violência contra idosos. Saiba como denunciar:

Sabia que 30% do total das ligações para o Disque 100 – canal que recebe denúncias sobre violações de direitos – foram sobre casos de violência contra pessoas idosas, em 2019 no Brasil?

O que já era extremamente preocupante piorou muito no ano passado, com o isolamento social. O número crimes contra idosos dobrou: foram 37,4 mil denúncias em 2019, e 77,18 mil em 2020. Um aumento de 53%.

A violência não é aplicada só em agressões físicas, apesar desta ser uma das formas mais comuns. Os idosos sofrem com a violência psicológica, como em casos de negligência e discriminação, ou ainda, com a apropriação de dinheiro, abandono e violência sexual, por exemplo.

Os casos geralmente partem das pessoas de maior confiança, como parentes e cuidadores próximos. Particularidades, como fragilidades na saúde e dependência econômica, podem agravar o cenário.

Atualmente, cerca de 37,7 milhões de brasileiros possuem 60 anos ou mais.  No Paraná, são cerca de 1,3 milhão de idosos, de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O grupo é considerado o segundo mais vulnerável do Brasil, atrás apenas de crianças e adolescentes.

Sabe de algum caso? Denuncie!

É lei e dever de todas as pessoas zelarem pela dignidade do idoso. Portanto, qualquer desconfiança ou caso concreto de violação deve ser denunciado, para receber a investigação necessária do poder público.

No Paraná, o Disque Idoso Paraná é um serviço telefônico gratuito disponível para todos os municípios do estado. Denúncias podem ser feitas sigilosamente de segunda à sexta, das 8h30 às 17h30, pelo telefone 0800 141 0001 ou e-mail disqueidoso@seds.pr.gov.br .

Em caso de urgência, é indicado que o cidadão ligue para o Disque Denúncia, no número 181; para a Polícia Militar, pelo 190, ou para o Disque 100.

Infelizmente, paranaenses não contam com delegacia própria para atendimento ao idoso, como outras regiões do país.

Fonte: Sindeesmat