Você sabia que o assédio moral no trabalho é um problema sério que pode afetar a vida de muitas pessoas? Neste texto, vamos explicar o que é o assédio moral e quais são os diferentes tipos dele.

O assédio moral no trabalho ocorre quando uma pessoa é perseguida ou sofre ações repetitivas e humilhantes por parte de outra pessoa. É importante entender que um evento isolado não é considerado assédio, mas quando essas ações acontecem frequentemente e comprometem a saúde mental da vítima, caracteriza-se o assédio moral.

Esse tipo de assédio não ocorre apenas dentro da empresa. Mesmo quando estamos trabalhando em casa, no chamado home office, podemos ser vítimas de perseguições e tratamentos agressivos por parte do empregador. Por exemplo, se nos recusarmos a trabalhar além da jornada contratual de trabalho, a menos que seja algo excepcional.

Existem diferentes tipos de assédio moral no ambiente de trabalho, e é importante saber identificá-los. Veja abaixo quais são eles:

Assédio descendente: É o tipo de assédio realizado pelos empregadores contra seus subordinados. O objetivo geralmente é descontrolar e desequilibrar o empregado.

Assédio ascendente: Neste caso, é o oposto do anterior. Os subordinados assediam os superiores, com o objetivo de ocupar seus cargos, utilizando mentiras e outras ações desconfortáveis.

Assédio horizontal: É bastante comum e ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico. O objetivo é atingir o colega de trabalho por meio de fofocas, humilhações e difamações, geralmente com o intuito de se autopromover e prejudicar o próximo.

Assédio misto: Este tipo de assédio ocorre tanto entre os superiores como entre os colegas de trabalho, e possui as mesmas características do assédio horizontal.

Os assédios no ambiente de trabalho geralmente passam por quatro etapas. Primeiro, surgem discussões e atritos por falta de concordância. Em seguida, começam as perseguições, humilhações e menosprezos. Na terceira etapa, os assédios tomam grandes proporções e a empresa tenta intervir para resolver os conflitos. Na quarta e mais grave etapa, a vítima se vê obrigada a tomar atitudes drásticas, como sair do trabalho, processar a empresa ou até mesmo enfrentar problemas de saúde mental, como o suicídio.

Se você está passando por uma situação de assédio moral no trabalho, é importante buscar ajuda. O SINDEESMAT oferece assessoria jurídica e pode orientar você nesse processo. Não hesite em procurar o sindicato para obter apoio e proteção.

Caso o assédio moral seja comprovado em uma ação judicial, o trabalhador terá direito a ser indenizado pelos danos morais sofridos. Segundo a legislação, aquele que causou diretamente ou indiretamente o dano será responsável pelo pagamento da indenização. Portanto, é fundamental buscar a justiça e garantir seus direitos.

É importante destacar que o assédio moral no trabalho é inaceitável e prejudicial tanto para a saúde mental quanto para o desempenho profissional das pessoas. Ninguém deve se submeter a tratamentos abusivos e humilhantes. Portanto, busque apoio, denuncie e lute por um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.

Lembre-se de que você tem direitos e merece ser tratado com dignidade. Não hesite em procurar a assessoria jurídica do SINDEESMAT para obter orientações e buscar a justiça. Juntos, podemos combater o assédio moral e construir um ambiente de trabalho mais justo e humano.