Na oficina mecânica, os funcionários precisam tomar cuidado especial ao limpar suas mãos. A pele, nosso maior órgão, tem funções importantes como o tato, a regulação da temperatura e a proteção do corpo. Porém, por estar em contato direto com o ambiente externo, ela pode ser exposta a agressões físicas, químicas e biológicas.

Os trabalhadores em oficinas mecânicas lidam com óleos e graxas durante todo o dia, o que torna inevitável sujar as mãos nesse ambiente de trabalho. Dependendo do tipo de produto utilizado, pode ser mais difícil remover a sujeira.

Anteriormente, os trabalhadores costumavam limpar as mãos apenas com água e sabão. No entanto, esse método não era eficaz o suficiente, pois não removia completamente os produtos, deixando as mãos ainda sujas.

Para garantir a proteção adequada da pele dos funcionários, as empresas devem fornecer cremes específicos e treiná-los sobre o uso correto desses produtos.

Os cremes de proteção, também chamados de luvas químicas, desempenham um papel importante na preservação da saúde dos trabalhadores, tornando a limpeza das mãos mais rápida e adequada. Sabonetes desengraxantes também são uma opção recomendada para quem trabalha em oficinas mecânicas.

Ao disponibilizar esses cremes de proteção, o empregador cuidará da saúde e do bem-estar de seus funcionários, pois esses produtos não agridem a pele.

Segundo Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, presidente do Sindeesmat, as empresas são obrigadas a adotar medidas de proteção coletiva e individual para garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários.

“Os empregadores devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores da empresa. Isso reduz o risco de situações que possam colocar seus funcionários em perigo”, afirma ele.

Agisberto também destaca que o uso dos cremes de proteção não substitui a utilização de outros EPIs, como luvas, mangotes e uniformes. É importante avaliar qual tipo de equipamento ou produto é mais adequado para cada situação.