Atenção nas redes: como funciona a coleta de dados pelo Facebook

O uso das redes sociais mudou a forma da nossa sociedade se relacionar. Hoje, principalmente em um contexto de pandemia – com a necessidade de distanciamento -, o Facebook é uma alternativa para mantermos o contato com quem nós gostamos.

Porém, apesar trazer alguns benefícios, o uso da rede social deve ser feito com muita atenção e responsabilidade. Afinal, você já pensou de onde vem o lucro dos donos dessa empresa gigante, se a plataforma não cobra nada para que você crie o seu perfil?

Coleta de dados

Já percebeu que quando pesquisamos algum produto, ou termo específico no Facebook, constantemente isso volta a aparecer enquanto estamos online?

Isso acontece porque o aplicativo tem filtros, organizados a partir de algoritmos, que são capazes de direcionar as postagens de acordo com nossas preferências ou interações.

Para “personalizar” ainda o conteúdo que chega até nós, é preciso que a empresa colete informações pessoais, como idade, localização e o que gostamos de acessar.

O problema principal é que todos esses dados, que dizem muito sobre o que somos, não têm ficado somente com o Facebook, e falta transparência em informar isso aos usuários.

A chegada dos APIs

Uma das formas do Facebook se manter, economicamente, é vendendo espaço para anúncios ou fazendo parcerias de integração com outras plataformas, como aplicativos diversos (jogos e quizzes, por exemplo) que utilizam o Facebook como porta de entrada.

Nos dois casos, são utilizados o sistema Graph API, que coleta dados dos usuários.

Nos anúncios, a “personalização” do conteúdo que chega ao consumidor pode alterar, até mesmo, o rumo de eleições, como aconteceu em 2016 quando Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos

Já no caso de jogos e quizzes, é necessário que você confirme a sua identidade na rede social. E é aí que terceiros passam a ter acesso aos seus dados e, em casos mais graves, a forma que você utiliza o telefone, sem que você imagine: enquanto alguns desbloqueiam o acesso à sua câmera, outros fazem relatórios de uso nas redes sociais e abastecem grandes bancos de dados.

Cuidado

Como dissemos no início do texto, a internet e as redes sociais nos trazem alguns benefícios, sim. Porém, para que esse uso seja saudável, tenha alguns cuidados: exponha-se o menos possível, evite integrar sua conta a jogos e demais aplicativos, e desconfie de anúncios que aparecerem para você em demasia.