Trabalhar duro é importante, mas é ainda mais importante fazê-lo de maneira segura. Quem é filiado ao SINDEESMAT precisa estar ciente dos riscos que o trabalho pesado pode trazer para a saúde quando não é feito da forma certa.

Cuidado com o Esforço

Muitos de nós têm trabalhos que envolvem movimentar objetos pesados. Pode ser na oficina, ou até mesmo na limpeza, carregando ferramentas e produtos pesados. Mas saiba que, se você não tomar cuidado, isso pode prejudicar a sua saúde.

A Importância da Maneira Correta

Movimentar cargas pesadas de forma incorreta pode causar lesões na sua coluna, nas costas e nos músculos. Isso pode te deixar com dores e até mesmo impossibilitado de trabalhar por um tempo.

Dicas Importantes

Use a Força das Pernas:
Ao levantar algo pesado, dobre os joelhos e use a força das pernas para levantar-se. Não use as costas.

Peça Ajuda: Se algo for realmente pesado, peça ajuda a um colega de trabalho. Não tente fazer tudo sozinho.

Use Equipamento Adequado:
Se você trabalha com cargas pesadas, use equipamentos como cintos de apoio lombar e carrinhos para ajudar no transporte.

Lembrar-se de fazer o trabalho pesado de forma segura não é apenas uma questão de saúde individual, mas também um direito que todos os trabalhadores merecem. Se você é filiado ao SINDEESMAT, saiba que a segurança no trabalho é uma pauta importante que deve ser promovida e defendida ativamente.

Lutamos não apenas pela nossa saúde individual, mas também pelo bem-estar de toda a classe trabalhadora. Juntos, podemos fazer a diferença e assegurar um ambiente de trabalho mais seguro e justo para todos. Afinal, a segurança no trabalho é um direito que não pode ser negligenciado, e a ação política é o caminho para alcançá-lo.

Fonte: Sindeesmat