Olá, colegas representados ao SINDEESMAT! Hoje vamos explicar de maneira bem fácil por que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não vem junto com o seu salário e o que você deve fazer se algo estiver errado.

Por que o FGTS não vem no salário?

O FGTS não é pago junto com o salário porque ele é um dinheiro guardado pelo seu empregador todo mês. É como uma poupança para o futuro, e só pode ser usada em situações específicas, como quando você compra uma casa, é demitido sem uma razão justa, se aposenta, fica doente gravemente, ou outras situações que a lei permite.

E se você acha que algo não está certo?

Se você desconfiar que algo está errado com o seu FGTS, é importante agir. Primeiro, verifique se seu empregador está realmente depositando o FGTS corretamente todo mês, que é uma obrigação dele. Você pode conferir seus extratos no site da Caixa Econômica Federal ou em uma agência.
Se algo estiver fora da lei e você precisar de ajuda, não hesite em procurar o SINDEESMAT. O sindicato está aqui para te apoiar, proteger seus direitos e te guiar no que fazer se algo estiver errado com o seu FGTS ou com seu trabalho.

Conclusão

O FGTS é importante para o seu futuro, mas não pode ser pago todo mês junto com o salário. Ele serve como uma garantia para momentos especiais da vida. Se algo não estiver certo, conte com o SINDEESMAT para te ajudar a resolver isso. Juntos, podemos proteger seus direitos como trabalhador.