O verdadeiro foco mesmo é refletir sobre o quanto é importante cria-las em um ambiente repleto de amor, atenção, respeito e cuidados.. Portanto, é sempre bom contarmos com uma assessoria e a melhor pessoa para dar esse suporte é o pediatra.

Muitos pais ou responsáveis acabam procurando um pediatra apenas para consultas quando a criança está com alguma doença, o que é inadequado.

Esse profissional é aquele que conhece melhor o histórico de uma criança e acompanha o seu desenvolvimento. Aqui, não se trata apenas do crescimento físico, mas em vários outros sentidos.

O pediatra sabe indicar aos pais como devem introduzir a criança a uma alimentação saudável, que tipo de esporte ele pode praticar de acordo com o seu perfil físico, como estimulá-la a realizar certa atividade seja ela qual for, até mesmo o tipo de educação escolar na qual ela se enquadra.

Prevenção de doenças

 O pediatra trabalha com o princípio do diagnóstico precoce, pois a fase infantil é a com maior propensão à vulnerabilidade em um indivíduo. Desta forma, são capazes de reduzir drasticamente os riscos de mortalidade e além da possibilidade de a criança contrair uma doença crônica, como a asma.

 Para tanto, os pais ou responsáveis tem a responsabilidade de procurar e escolher um profissional de confiança que possa ser esse assessor familiar, além de consultar periodicamente o seu pediatra.

Confira a tabela da Sociedade Brasileira de Pediatria, que recomenda a quantidade de consultas por idade:

Idade     Número de Consultas

5, 15 e 30 dias  3

2 aos 6 meses     1 vez por mês

A partir dos 7 meses     1 vez a cada 2 meses

A partir dos 2 anos        1 vez a cada 3 meses

A partir dos 6 anos        1 vez por semestre

Dos 7 aos 18/19 anos   1 vez por ano

 Acesse o nosso site e procure um profissional parceiro do sindicato para cuidar de seu filho!

Fonte: Sindeesmat