A advertência no local de trabalho é um tema que preocupa muitos trabalhadores. Mas o que exatamente é uma advertência? Ela é usada pelo empregador para notificar um funcionário sobre um mau comportamento ou infração no trabalho. Além disso, serve como um alerta de que, se essas ações continuarem, penalidades mais sérias, como suspensão ou até mesmo demissão por justa causa, podem acontecer.

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregador tem o poder de controle e disciplina sobre seus empregados, o que lhe dá o direito de monitorar e tomar medidas quando ocorrem faltas.

A advertência pode ser aplicada de duas formas: verbalmente ou por escrito. Quando feita por escrito, é importante que o empregador a assine. Isso porque, se o comportamento indesejado persistir, a advertência por escrito pode ser usada como justificativa para uma demissão por justa causa. O trabalhador, ao assinar, precisa estar ciente disso.

É essencial destacar que o trabalhador não é obrigado a assinar a advertência. No entanto, é importante saber que o empregador pode usar duas testemunhas para validar a advertência legalmente, mesmo sem a assinatura do funcionário.

Quando um trabalhador acredita que recebeu uma advertência injusta, ele deve coletar evidências, como depoimentos de colegas, testemunhas e documentos, para provar que a advertência foi aplicada de má-fé. Nessas situações, é possível garantir seus direitos e evitar uma demissão por justa causa.
Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, presidente do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas

Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), enfatiza a importância de os trabalhadores conhecerem seus direitos. Ele destaca que, em casos de injustiças cometidas pelo empregador, os trabalhadores podem contar com o apoio do sindicato para resolver essas questões complexas no ambiente de trabalho.

Portanto, é essencial que os trabalhadores saibam seus direitos e estejam cientes de que têm recursos disponíveis, como o apoio do sindicato, para enfrentar situações difíceis no trabalho.

Fonte: Sindeesmat.