Hoje, vamos falar sobre algo que pode afetar a saúde de todos nós: a má organização do trabalho e como isso pode causar LER, que são as Lesões por Esforço Repetitivo.

Imagine que você está no trabalho, fazendo as mesmas tarefas repetidamente, por horas a fio, sem pausas adequadas. Isso pode acontecer em muitas profissões, como a nossa. Acontece que essa repetição constante, sem cuidados, pode prejudicar nosso corpo.

O que é LER?

LER é uma sigla para Lesões por Esforço Repetitivo. Essas lesões ocorrem quando usamos o corpo de forma repetitiva, como digitar no computador, movimentar objetos ou ficar em pé por muito tempo. Com o tempo, isso pode causar dores nas mãos, braços, costas e em outras partes do corpo.

Como a Má Organização do Trabalho Afeta?

A má organização do trabalho contribui para o desenvolvimento de LER de várias maneiras:

Jornadas Longas e Sem Pausas: Se trabalharmos por muitas horas seguidas sem pausas para descanso, nossos músculos e articulações ficam sobrecarregados, aumentando o risco de LER.

Má Postura: Se não tivermos cadeiras e mesas adequadas, ou se não soubermos como nos sentar corretamente, podemos prejudicar nossa coluna e causar dores.

Falta de Treinamento: Se não nos ensinarem a maneira correta de realizar nossas tarefas, podemos fazer movimentos errados que prejudicam nosso corpo.

Como prevenir a LER?

Para evitar as dores e os problemas de saúde causados pela má organização do trabalho, podemos tomar algumas medidas simples:

Faça Pausas: Tire pequenas pausas para esticar o corpo e relaxar. Isso ajuda a aliviar a tensão.

Mantenha uma Boa Postura: Sente-se de forma confortável e mantenha a tela do computador na altura dos olhos. Seja cuidadoso ao levantar objetos pesados.

Peça Ajuda: Se tiver dúvidas sobre como realizar uma tarefa de forma segura, peça ajuda ou treinamento.

Converse com seu Empregador: Se notar que a organização do trabalho não é adequada, fale com seu empregador ou com o sindicato para buscar melhorias.

É fundamental que unamos nossas vozes em prol de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Se notarmos que a organização do trabalho não atende às nossas necessidades e à nossa saúde, é crucial que acionemos nossos representantes sindicais e trabalhemos juntos para buscar as mudanças necessárias. Nossa união é a chave para garantir que todos os filiados do SINDEESMAT desfrutem de condições de trabalho justas e seguras.