Garantindo seus Direitos Durante a Gravidez: Você Tem Apoio!

Quando uma nova vida está chegando, a alegria é imensa, mas também podem surgir preocupações, principalmente no trabalho. É aqui que entra a “estabilidade gestante”, um direito importante que você precisa conhecer. O Sindeesmat está aqui para te ajudar. Se você é filiada, saiba que temos um número para ligar e obter orientações jurídicas grátis. Anota aí: (41) 3076-9942.

O que é Estabilidade Gestante?

A “estabilidade gestante” é um jeito de proteger o seu trabalho quando você está grávida. Isso quer dizer que, se você estiver grávida, não podem te mandar embora do trabalho sem um bom motivo. Mesmo que a empresa saiba da gravidez, só podem te mandar embora se você fez algo muito errado.

O que é Licença Maternidade?

A “licença maternidade” é um tempo que você pode ficar afastada do trabalho depois do bebê nascer. Esse tempo é de no mínimo 4 meses (120 dias). Se tiver problemas de saúde, pode ser mais. Você pode começar a ficar afastada até 28 dias antes do parto, se precisar.

Importante Saber: Empresas “Amigas da Mãe”

Algumas empresas têm um programa chamado “Empresa Cidadã”. Se a sua empresa faz parte disso, você pode ter até 6 meses de licença maternidade, mas depois desse tempo não tem mais a estabilidade.

O que Você Precisa Fazer?

Se a empresa quer te mandar embora e você está grávida, ela não pode fazer isso sem um bom motivo. Se acontecer, você pode pedir ajuda e até ser indenizada por seus direitos.

E olha, mesmo se a empresa não souber da gravidez e você for mandada embora, assim que eles souberem, têm que te dar o emprego de volta, igualzinho era antes.

Se você descobrir que está grávida e já tinha sido mandada embora, fala com a empresa assim que souber. E se você estiver cumprindo o aviso de saída do emprego, também tem direito.

Seus Direitos são Importantes!

Lembre-se sempre: ter um filho é um momento lindo e especial. E seus direitos como trabalhadora também são muito importantes. O Sindeesmat está aqui para te apoiar e ajudar a entender e lutar por esses direitos. Se precisar de orientação, lembre-se do número: (41) 3076-9942.

Se cuide e lembre-se de que você não está sozinha nessa jornada!