O Sindeesmat está se destacando mais uma vez como uma voz ativa na promoção do bem-estar e conscientização na comunidade. Neste mês de agosto, o sindicato se une à campanha nacional “Agosto Laranja”, uma iniciativa voltada para aumentar a conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM).

A EM é uma doença complexa que afeta o sistema nervoso central e, infelizmente, não possui uma cura definitiva. Ela impacta a qualidade de vida dos pacientes, muitos dos quais estão na faixa etária de atuação do Sindeesmat. Reconhecendo a importância de unir esforços para sensibilizar a sociedade sobre essa condição, o Sindeesmat está dedicando seus recursos e influência para dar visibilidade ao “Agosto Laranja”.

Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, presidente do Sindeesmat, ressalta a relevância de envolver o sindicato na causa: “Nossa missão vai além de questões laborais. Queremos ser agentes de mudança positiva em nossa comunidade. Ao apoiar a campanha ‘Agosto Laranja’, estamos contribuindo para a conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma doença que impacta muitos de nossos associados e suas famílias.”

O que é Esclerose Múltipla (EM)

A EM é uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico do corpo ataca a mielina, uma substância que protege as fibras nervosas. Isso resulta em danos à mielina e às fibras nervosas, interferindo na transmissão adequada dos sinais elétricos entre o cérebro e o resto do corpo. A natureza imprevisível e variável da EM significa que os sintomas podem variar amplamente de uma pessoa para outra e até mesmo ao longo do tempo em um único paciente.

Os sintomas da EM podem incluir fadiga persistente, problemas de visão, como visão turva ou dupla, formigamento, espasmos musculares, fraqueza, dificuldades de equilíbrio e coordenação, entre outros. Além disso, a EM pode trazer desafios emocionais e cognitivos, afetando a qualidade de vida dos pacientes de várias maneiras.

A neurite óptica é um sintoma distintivo da EM, causando perda de cores, visão embaçada, dor nos olhos e perda da visão periférica. Essa é apenas uma das várias maneiras pelas quais a EM pode se manifestar, tornando a doença ainda mais complexa de ser compreendida e tratada.

Enquanto a causa exata da EM ainda é desconhecida, a pesquisa sugere que fatores genéticos, ambientais e até mesmo certos vírus podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença. Embora não haja cura definitiva para a EM, há tratamentos disponíveis para ajudar a controlar os sintomas, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Neste “Agosto Laranja”, o Sindeesmat demonstra que está além das questões laborais, se posicionando como um aliado importante na promoção da conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Juntos, comunidade, sindicato e organizações de saúde podem fazer a diferença na vida dos pacientes e na busca por melhores condições de saúde para todos.