O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem recebido uma média de duas denúncias por dia relacionadas ao uso inadequado do banheiro no local de trabalho. Apesar dos avanços tecnológicos e das mudanças nas relações de trabalho, os trabalhadores e trabalhadoras continuam enfrentando dificuldades que afetam sua saúde e bem-estar.

Desde 2014, foram registradas impressionantes 7.309 denúncias relacionadas a irregularidades nos banheiros dos locais de trabalho. Esses números foram revelados por um levantamento realizado a pedido do portal UOL no início deste mês. As queixas incluem uma variedade de problemas, como banheiros sujos, inadequados, insuficientes, trancados, sem portas ou localizados longe dos postos de trabalho dos funcionários.

Essas condições precárias são inaceitáveis em pleno século 21. Os trabalhadores têm o direito básico de acesso a banheiros adequados para atender às suas necessidades fisiológicas, sem serem submetidos a pressões indevidas de produtividade ou a situações de assédio moral que atentam contra sua dignidade.

Diante das denúncias recebidas, o MTE e o Ministério Público do Trabalho (MPT) têm realizado fiscalizações nos locais mencionados. Caso as irregularidades sejam confirmadas, são aplicadas autuações e o MPT abre ação civil pública contra os empregadores ou firma um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir a adequação dos banheiros.

Até o momento, o MTE já registrou 91 infrações relacionadas a casos específicos em que os trabalhadores foram impedidos de usar o banheiro. Essas autuações referem-se a situações em que o acesso ao banheiro foi dificultado ou completamente bloqueado pelas empresas.

Por sua vez, o MPT recebeu um total de 47.842 denúncias desde 2018 sobre condições sanitárias inadequadas nos locais de trabalho. No entanto, é importante ressaltar que nem todas essas denúncias estão relacionadas apenas a restrições no uso do banheiro. Muitas delas também abrangem reclamações sobre cozinhas e alojamentos em condições impróprias.

Tanto o MTE quanto o MPT possuem canais disponíveis para receber denúncias, e os trabalhadores são encorajados a fazer suas queixas em ambos os órgãos. Desde 2020, o MTE passou a registrar denúncias online, o que contribuiu para o aumento do número de casos relatados. Restrições no uso do banheiro são tratadas como prioridades, juntamente com casos de trabalho escravo, trabalho infantil e falta de pagamento, devido aos riscos que impõem aos trabalhadores.

É fundamental que os trabalhadores filiados ao SINDEESMAT estejam cientes dos seus direitos nessa questão. Todos os profissionais têm o direito básico de acesso a banheiros limpos, higienizados, em quantidade suficiente e localizados de forma acessível. Além disso, eles não podem ser impedidos de utilizá-los durante sua jornada de trabalho.

Caso você, trabalhador ou trabalhadora, estejam enfrentando problemas relacionados ao uso do banheiro no seu local de trabalho, é importante denunciar.

O SINDEESMAT também está ao seu lado para oferecer suporte e orientação. Procure a sua representação sindical para obter mais informações sobre os direitos dos trabalhadores e como enfrentar essas questões.