Qual a importância do sindicato?

Qual a importância do sindicato para sua vida? É uma pergunta que muitos trabalhadores já devem ter ouvido em algum momento.

Muito mais do que uma mensalidade de filiação ou o direito a alguns benefícios, o sindicato é o único espaço em que os trabalhadores podem se fortalecer e lutar por melhores condições, alcançados conquistas que seriam impossíveis sem as movimentações da entidade, como explica o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Júnior. “Conquistas não caem do céu, elas exigem um longo caminho de negociações e lutas, no qual o sindicato tem papel fundamental”, diz.

“E essa importância ficou ainda mais evidente nos últimos anos, quando o Brasil passou a viver um período de crise econômica, cortes de investimentos e perda de direitos, especialmente com a Reforma Trabalhista de 2017. Sem o sindicato essas perdas poderiam ser ainda maiores, e a conjuntura atual nos leva a crer que o momento é de seguirmos atentos e unidos”, complementa Agisberto.

Negociações

O Sindeesmat entende que, enquanto trabalhadores, a luta deve ser sempre para defender quem está ao nosso lado, nunca os que estão acima. Por isso, o sindicato se esforça para que acordos e negociações coletivas não apenas contem com a participação direta dos trabalhadores, mas faz o possível para que as conquistas sejam alcançadas. Estaremos sempre na linha de frente na hora de defender reajustes, negociar benefícios e exigir que o bem estar dos trabalhadores esteja em primeiro lugar.

Assessoria jurídica

Para além disso, o Sindeesmat entende que a correlação de forças entre patrão e empregado jamais será simétrica. Ou seja, é preciso que todos os trabalhadores recebam orientações e apoio na hora de qualquer negociação para que seus direitos sejam respeitados. E é para isso que a entidade conta com um amplo quadro de advogados capacitados para atendimento jurídico, reservado a todos filiados com, pelo menos, seis meses de vínculo com o Sindeesmat.

Filie-se

Sem o sindicato, nossos direitos correm risco. Por isso, quanto mais numerosos e organizados estivermos, mais próximas as vitórias estarão da nossa categoria. Se filiar é o principal caminho para garantir o fortalecimento das lutas e da consciência da classe trabalhadora sobre a realidade que a cerca e os desafios que devem ser enfrentados.

Ao trabalhador, é fundamental fazer parte ativamente dessa luta por transformações.

Fonte: SINDEESMAT