Saiba a importância de mecânicos usarem 6 EPIs obrigatórios

Você já pensou em como a profissão de mecânico pode gerar riscos ocupacionais?

O ofício é bastante perigoso, uma vez que os trabalhadores da área precisam utilizar ferramentas potencialmente cortantes para desenvolver suas atividades; e lidam constantemente com a presença de substâncias tóxicas, como o benzeno, soluções de baterias e gases de petróleo, em seu cotidiano.

As medidas de prevenção, neste caso, são essenciais. O uso correto e constante de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é fundamental para garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores.

Os EPIs podem ser diferentes para cada profissão, a depender das atividades que são realizadas, e devem ser fornecidos de forma gratuita pela empresa.

Abaixo, o Sindeesmat lista os 6 EPIS obrigatórios para mecânicos:

Protetor facial

O protetor facial é uma máscara de proteção que garante a segurança dos olhos e da face, mesmo com a exposição a fagulhas, impurezas e limalhas.

Se for o caso de soldagem, é necessário que o EPI tenha barreira à radiação ultravioleta.

Luvas de proteção

Como o mecânico lida com materiais tóxicos, como graxa e óleo, e desenvolve atividades com risco de queimadura, o uso de luvas é importante. As mãos ficam mais protegidas contra irritações e feridas.

Calçados de segurança

Os calçados específicos são feitos de um material apropriado, dando mais segurança ao mecânico no desempenho de suas atividades, que podem envolver queda de materiais e derramamento de substâncias, por exemplo.

Protetor auricular

O protetor protege a audição do trabalhador dos ruídos intensos gerados na oficina mecânica.

Mangas e avental

Mangas longas e aventais diminuem a probabilidade de queimaduras, cortes ou exposições a substâncias abrasivas.

Creme de proteção

Feito de um material especial, o creme cria uma camada de proteção na pele do trabalhador, evitando o contato direto com substâncias tóxicas e prejudiciais.

Fonte: Sindeesmat