Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, o mundo volta sua atenção para a Doença de Alzheimer, marcando o Dia Mundial da Conscientização sobre a enfermidade. O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, destaca a relevância desse dia para seus representados e a sociedade.

A Doença de Alzheimer é um transtorno neurológico degenerativo que afeta a memória e outras habilidades cognitivas, como linguagem e raciocínio. Se não diagnosticada precocemente, pode comprometer significativamente a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.

“É crucial que nos unamos neste Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Precisamos não apenas estar cientes dos desafios que essa doença apresenta, mas também tomar medidas para apoiar aqueles que estão enfrentando esse diagnóstico e, o mais importante, focar na prevenção”.

Os números são alarmantes, com milhões de novos casos sendo diagnosticados a cada ano em todo o mundo. Estima-se que, até 2050, cerca de seis milhões de brasileiros enfrentarão a Doença de Alzheimer, tornando a conscientização e a prevenção ainda mais essenciais.

O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental na gestão da doença, permitindo a implementação de tratamentos que podem estabilizar os sintomas. Além disso, a prevenção é uma parte vital da estratégia de combate à doença.

Manter a mente ativa, cuidar da saúde física, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, adotar hábitos alimentares saudáveis e praticar atividades físicas são medidas que podem ajudar a reduzir os riscos de desenvolver a Doença de Alzheimer.

Fonte: Sindeesmat.