O Sindeesmat se une ao Setembro Amarelo, o mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio. Essa campanha, que teve início no Brasil em 2015, visa sensibilizar as pessoas sobre essa questão crítica e salvar vidas.

 

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de Setembro

No dia 10 de setembro, o mundo se uniu para celebrar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e o Sindeesmat está comprometido em apoiar essa importante causa. Durante este mês, diversas ações são realizadas para discutir o tema, incluindo caminhadas e a iluminação de locais emblemáticos com a cor amarela, como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.

 

O Suicídio no Brasil

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas tiram suas próprias vidas todos os dias no Brasil. Esse triste cenário coloca o suicídio como uma causa de morte que supera doenças como a AIDS e o câncer.

O tabu que envolve o assunto muitas vezes impede que as pessoas busquem ajuda. Por isso, a campanha “Falar é a melhor solução” enfatiza a importância de abrir o diálogo sobre o tema. Identificar e apoiar aqueles que estão passando por situações que podem levá-los a pensar em suicídio é fundamental.

 

Depressão e Consumo de Drogas

As situações que podem levar ao suicídio frequentemente estão ligadas a quadros de depressão e ao consumo de drogas. Reconhecer esses sinais e oferecer ajuda é essencial para salvar vidas.

 

Origem do Setembro Amarelo

O movimento Setembro Amarelo teve origem nos Estados Unidos após a trágica morte de Mike Emme, um jovem de 17 anos que cometeu suicídio em 1994. Mike era conhecido como “Mustang Mike” devido à sua habilidade em restaurar um automóvel Mustang 68, que ele pintou de amarelo.

Durante seu velório, cartões decorados com fitas amarelas foram distribuídos com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.” Essa ação, que chegou às mãos de pessoas que precisavam de apoio, deu origem a um movimento importante de prevenção ao suicídio, adotando o laço amarelo como símbolo dessa luta.

O Sindeesmat se une ao Setembro Amarelo como parte de seu compromisso em promover a conscientização sobre a saúde mental entre seus representados e na comunidade em geral. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença, quebrar estigmas, promover o diálogo e oferecer suporte àqueles que mais necessitam. Juntos, podemos salvar vidas.

Fonte: Sindeesmat.